ENCERRADO

CETENE

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) foi constituído em 2005, como uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vinculado ao Instituto Nacional de Tecnologia no Rio de Janeiro (INT/RJ).

Sua missão é desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas que tenham caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste brasileiro, promovendo cooperações baseadas em redes de conhecimento e nos agentes da economia nordestina.

Com sedes em Recife (PE) e Campina Grande (PB), o CETENE atua em Biotecnologia, Nanotecnologia e Microeletrônica, nessa última área, por meio do Laboratório para a Integração de Circuitos e Sistemas – LINCS, onde desde 2006 atua sua Design House.

A missão do LINCS/CETENE é realizar projetos de circuitos integrados, de IP-cores e de sistemas eletrônicos em geral, tendo como premissa básica o desenvolvimento de produtos de qualidade, inovação permanente, compromisso com os projetos dos clientes, transparência e agilidade.

Entre os serviços que oferece está o desenvolvimento de sistemas eletrônicos com tecnologias baseadas tanto em lógica reconfigurável (FPGA), como em Circuitos Integrados de Aplicação Específica (ASIC), tendo como foco a prestação de serviços na área de processamento digital de sinais de áudio e vídeo para os segmentos de segurança, automotivo, medicina e entretenimento. Seu objetivo é oferecer aos clientes a oportunidade de diferenciação dos seus produtos, através de inovação tecnológica, time-to-market e excelência nos processos de desenvolvimento.

Como exemplos de produtos que disponibilizou ao mercado, apresenta um encoder DVB-C para TV-Digital, um testador de cartucho HP60 com impressão e um sistema de detecção inteligente de situações de risco no trânsito, que se encontra em teste de campo, mas deverá ser comercializado em breve. Atualmente, conta com duas patentes depositadas e uma em desenvolvimento.

Atualmente, a DH possui credenciamento no CATI, o que permite atender a clientes que utilizam recursos da Lei de Informática, e nas redes de Microeletrônica e de Eletrônica para Produtos do SIBRATEC.

Mais Informações: www.cetene.gov.br