ENCERRADO

Conteúdo Programático

O Programa de Treinamento Integrado tem duração de 11 a 12 meses, com dedicação em tempo integral e oferece treinamento em três áreas:

- Projeto de Sistemas Digitais (até 40 Vagas) - Foco em projeto de sistemas digitais de médio e grande porte. Enfatizando as etapas envolvidas no fluxo de projeto digital para tecnologias de fabricação modernas;

- Projeto de Sistemas Mixed-Signals - AMS (até 20 Vagas) - Foco no projeto de sistemas eletrônicos analógicos básicos e de interfaceamento, tais como: amplificadores operacionais e comparadores, Conversores AD e DA, PLLs e VCOs;

- Projeto de Sistemas de Radio Freqüência - RF (até 20 Vagas) - Foco no projeto de blocos eletrônicos utitilizados em sistemas de comunicação em Rádio Freqüência integrada, tais como: Amplificadores de Baixo Ruído (LNA), Misturadores, VCO, Sintetizadores de Freqüência, Filtros.

O curso é dividido em duas etapas sequenciais:


ETAPA I

Essa etapa oferece embasamento teórico e treinamento inicial em ferramentas de apoio à produtividade (EDA da Cadence Design System Inc). Durante esta etapa, os alunos terão disciplinas de nivelamento buscando homogeinizar os conhecimentos. Estas disciplinas têm por objetivo introduzir os conceitos básicos que serão aprofundados em disciplinas subseqüentes. O calendário deste curso será disponibilizado no site do NSCAD Microeletrônica após a divulgação do resultado da seleção.

A formação téorica compreende a formação básica dentro da área de conhecimento escolhida pelo candidato. Durante esta fase, serão lecionadas disciplinas teóricas em conjunto com aulas práticas, utilizando ferramentas comerciais da Cadence. Clique nos links abaixo para maiores informações:


Os alunos cursarão as matérias básicas (BGs) e as específicas da sua área de conhecimento: Digital (BDs), Analógico e Sinais Mistos (BAs) e RF (BAs). Após concluir essa fase, terá qualificação teórica básica para atuar como projetista júnior e treinamento em alguns módulos da ferramenta EDA, para projeto de Circuitos Integrados. Os alunos que concluírem com sucesso a primeira etapa passarão para a etapa seguinte.


ETAPA II

Durante essa etapa os alunos atuarão no desenvolvimento de um pequeno projeto e receberão uma complementação no treinamento de ferramentas de EDA. O desenvolvimento do projeto será acompanhado por tutores e será realizado dentro de um ambiente que simulará uma empresa com clientes externos.


ESTÁGIO

Os candidatos que concluírem com sucesso o Programa de Formação Integrado, terão a oportunidade de atuar em um Centro de Desenvolvimento de Projetos de Circuitos Integrados (DH - Design House), para estágio em ritmo de trabalho, por até 12 meses. As ofertas de vagas estarão sujeitas a demanda das empresas que atuam neste segmento e as bolsas, condicionadas a disponibilidade orçamentária. A alocacao das bolsas obedecerao a ordem de desempenho dos candidatos, obtida durante o Programa de Treinamento.

  Apoio