ENCERRADO

Programa Nacional de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados

Atráves do Programa CI Brasil foi desenvolvida a ação denominada Programa Nacional de Formação de Projetista de Circuitos Integrados, em parceria com a empresa americana Cadence Design Systems.

Este programa tem por objetivo ampliar a formação de projetistas de CIs de nível internacional no País através de treinamento profissional.

O programa é ministrado em dois CTs localizados nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, em Porto Alegre e Campinas, respectivamente. Durante o período de formação (11 a 12 meses) os alunos do programa recebem uma bolsa de apoio do CNPq. Dentro do programa os alunos são divididos em 3 áreas de conhecimento, formando projetistas com os seguintes perfis:

  • Projeto de Sistemas Digitais - Foco em projeto de sistemas digitais de médio e grande porte. Enfatizando as etapas envolvidas no fluxo de projeto digital para tecnologias de fabricação modernas;

  • Projeto de Sistemas Mixed-Signals (AMS) - Foco no projeto de sistemas eletrônicos analógicos básicos e de interfaceamento, tais como: amplificadores operacionais e comparadores, Conversores AD e DA, PLLs e VCOs

  • Projeto de Sistemas de Radio Freqüência (RF) -  Foco no projeto de blocos eletrônicos utitilizados em sistemas de comunicação em Rádio Freqüência integrada, tais como: Amplificadores de Baixo Ruído (LNA), Misturadores, VCO, Sintetizadores de Freqüência, Filtros.

 

 

1ª edição do Programa Nacional de Formação de Projetistas de Circuitos Integrados (2008/2009)

  Apoio