Microcontrolador 100% Nacional é Marco Histórico no Cenário Brasileiro de Microeletrônica
“A apresentação da família ZR16 na 2ª Edição da Embedded System Conference Brazil - ESC 2012 representou um marco histórico para o cenário brasileiro de microeletrônica”. A afirmação é de João Baptista dos S. Martins, Coordenador da Santa Maria Design House (SMDH) que, juntamente com a Chipus Microeletrônica, é responsável pelo projeto. “Pela primeira vez foi apresentado um chip brasileiro com potencial de mercado nacional e internacional", complementou.
Em parceria com a Chipus Microeletrônica, a SMDH demonstrou, durante o evento, três aplicações do primeiro microcontrolador projetado por empresas 100% brasileiras. Trata-se de um dispositivo de 8 bits, com hardware e software proprietários, blocos digitais otimizados e blocos analógicos com alto valor agregado. A produção em escala (controle de um relé fotoeletrônico) está agendada para o primeiro semestre de 2013, pela EXATRON Produtos Inteligentes, do Rio Grande do Sul.
De acordo com Martins o ZR16 obteve “excelente recepção” por parte do público da ESC, cuja edição brasileira é considerada a maior feira de sistemas embarcados da América Latina. Nas edições de Chicago, Boston, Silicon Valley, Inglaterra e Índia o evento costuma reunir os principais líderes mundiais em design eletrônico.
Durante a feira, a SMDH e Chipus, ambas participantes do Programa CI Brasil, foram procuradas por diversas empresas interessadas na aplicação do microcontrolador para soluções específicas. “O sucesso do ZR16 deve-se ao fato de ser totalmente nacional, comprovando a capacidade dos projetistas brasileiros de desenvolverem um produto complexo como os microcontroladores”, explica Martins.
Fonte: Priscila Franco de Lima - 05/07/2012