ENCERRADO

Chipus Microeletrônica

A Design House (DH) Chipus Microeletrônica tem como foco de atuação o desenvolvimento e licenciamento de IP's analógicos e o fornecimento de serviços de projeto com foco em conversores analógico-digitais (ADC) e digital-analógicos (DAC). Atua, ainda, com circuitos de gerenciamento de energia de ultrabaixo consumo, para aplicações em eletrônica de consumo e controle, dentre outras. Em especial, voltadas para aparelhos portáteis e de telecomunicação.

Fundada em novembro de 2008, em Florianópolis, Santa Catarina, atualmente a Chipus Microeletrônica possui um portfólio de mais de 20 IP's, a maioria, com Silicon-Proven. Entre eles está uma Unidade de Gerenciamento de Energia (PMU – do inglês Power Management Unit), desenvolvida pela DH. A aplicação deste IP tem como foco chips para aparelhos portáteis, como telefones celulares, por exemplo, e tem como função, reduzir ao máximo o consumo em modo standby, a fim de estender a vida útil da bateria. A inovação tecnológica presente nesse IP, cujo desempenho foi considerado superior a três concorrentes do mercado, foi assunto de um artigo aprovado para publicação, na Conferência Brasileira de Microeletrônica, SBCCI 2011.

Outro destaque é o projeto de um chip comercial em parceria com o laboratório suiço Eletrônics Laboratory - ELAB. O IP desenvolvido pela Chipus para esse chip é um subsistema composto por um conversor analógico-digital e um digital-analógico, para aplicações em Smart Grid, em um produto de uma empresa européia.

Em junho de 2012, em parceria com a Santa Maria Design House (SMDH), a Chipus está apresentando, na maior feira de sistemas embarcados da América Latina, a Embedded System Conference Brazil - ESC 2012, o primeiro microcontrolador produzido por empresas 100% brasileiras. O ZR16 é um dispositivo de 8 bits, com propósito geral e apresenta hardware e software proprietários. Os blocos digitais são otimizados, enquanto que os blocos analógicos possuem alto valor agregado, possibilitando uma maior flexibilidade na adequação de projetos dedicados.

Mais informações: www.chipus-ip.com

  Apoio